top of page

DIAGNÓSTICO

Critérios de Diagnóstico

A Síndrome de Asperger relaciona-se com o Transtorno de Asperger definido na seção 299.80 do DSM-IV por seis critérios principais, que definem a síndrome como uma condição com as seguintes características:


    A. Prejuízo qualitativo na interação social, manifestado por pelo menos dois dos seguintes quesitos:
    (1) prejuízo acentuado no uso de múltiplos comportamentos não-verbais, tais como contato visual direto, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social
    (2) fracasso para desenvolver relacionamentos apropriados ao nível de desenvolvimento com seus pares
   (3) ausência de tentativa espontânea de compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas (por ex., deixar de mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse a outras pessoas)
    (4) falta de reciprocidade social ou emocional


    B. Padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades, manifestados por pelo menos um dos seguintes quesitos:
    (1) insistente preocupação com um ou mais padrões estereotipados e restritos de interesses, anormal em intensidade ou foco
    (2) adesão aparentemente inflexível a rotinas e rituais específicos e não funcionais
   (3) maneirismos motores estereotipados e repetitivos (por ex., dar pancadinhas ou torcer as mãos ou os dedos, ou movimentos complexos de todo o corpo)
    (4) insistente preocupação com partes de objetos


   C. A perturbação causa prejuízo clinicamente significativo nas áreas social e ocupacional ou outras áreas importantes de funcionamento.


    D. Não existe um atraso geral clinicamente significativo na linguagem (por ex., palavras isoladas são usadas aos 2 anos, frases comunicativas são usadas aos 3 anos).


   E. Não existe um atraso clinicamente significativo no desenvolvimento cognitivo ou no desenvolvimento de habilidades de auto-ajuda apropriadas à idade, comportamento adaptativo (outro que não na interação social) e curiosidade acerca do ambiente na infância.


    F. Não são satisfeitos os critérios para um outro Transtorno Invasivo do Desenvolvimento ou Esquizofrenia. (10)

 

Outros critérios de diagnóstico para Síndrome de Asperger


O diagnóstico é complicado pelo uso de vários critérios de diagnóstico. Os critérios de diagnóstico do DSM, são bastante criticados, por serem vagos e subjetivos. Outros critérios de diagnóstico:

  • ICD-10 – Organização Mundial de Saúde (12) (33)
  • Critérios de Diagnóstico do Dr. Szatmari (34)
  • Critérios de Diagnóstico do Professor Gillberg (35)
  • Attwood & Gray Discovery Criteria (The Discovery of “Aspie” Criteria) (36)

Os critérios do ICD-10 são bastante semelhantes à versão DSM-IV. A síndrome de Asperger foi outrora chamada de distúrbio esquizoide de crianças e psicopatia autista. No entanto, estes termos são agora entendidos como arcaicos e impreciso, e por isso, não são mais aceites no uso comum.

bottom of page